Notícias 43611b
Realizadas simultaneamente entre os dias 20 e 22 de maio, no Expo Center Norte (SP), as feiras São Paulo Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair encerraram com resultados expressivos, reafirmando sua posição como os mais relevantes encontros B2B dos setores de vinhos, cachaças e destilados no país. Sob a liderança da empresária Zoraida Lobato, ambas as feiras se destacaram não apenas pela organização impecável, mas por consolidarem um espaço estratégico de negócios, conhecimento e valorização da produção nacional.
Com mais de 6 mil visitantes compradores qualificados, 120 expositores nacionais e internacionais e mais de 300 marcas, os eventos contaram com rodadas de negócios, master classes, congressos técnicos e ativações institucionais, como o Summit “Por dentro do MAPA”, promovido em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária. O encontro técnico reuniu autoridades e especialistas para orientar importadores, exportadores e produtores sobre regulamentações e oportunidades nos mercados interno e externo.
A crescente profissionalização dos setores e o avanço das políticas públicas de fomento ao turismo regional foram pontos centrais do evento. A convergência entre produção agrícola, qualificação técnica e valorização territorial ganha força com o crescimento do enoturismo e turismo de experiência, segmentos que têm recebido atenção especial de estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. A sinergia entre as esferas pública e privada se reflete também no apoio de entidades como APTA, ADVB, CATI, Codeagro, FAESP/SENAR, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Turismo do Estado de SP e MAPA.
De acordo com dados da OIV e do IBGE, o consumo de vinho no Brasil superou 4,3 litros per capita em 2024, com destaque para os rótulos nacionais, enquanto a cachaça – com mais de 1,5 bilhão de litros produzidos anualmente – a por um processo de sofisticação e valorização da origem, que tem atraído investimentos, turismo e reconhecimento internacional.
Um dos momentos marcantes desta edição foi o Encontro das Mulheres do Vinho e da Cachaça, que reuniu produtoras, empreendedoras, gestoras públicas e especialistas para discutir desafios, estratégias e conquistas no mercado. A pluralidade de vozes reafirma o papel das mulheres na transformação e no futuro das bebidas de origem no Brasil. “O enoturismo encontra mercado nos segmentos do turismo 60+ e LGBT”, testemunha a redatora-chefe das revistas Melhor Viagem, ViaG – Turismo e Diversidade e editora do @vovolegal.sp, presente ao evento.
“Promover esses encontros é conectar tradição, inovação e inclusão. A São Paulo Wine Trade Fair e a Cachaça Trade Fair são resultado de um trabalho coletivo que valoriza os produtos brasileiros e amplia oportunidades para quem empreende com qualidade e paixão”, destaca Zoraida Lobato, idealizadora das feiras.
A próxima edição dos eventos já está confirmada para 27, 28 e 29 de maio de 2026, prometendo ainda mais conexões e novidades setorias.
Mais informações:
www.winetradefair.com.br | www.cachacatradefair.com.br
[email protected] (11) 98347-2093
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home